Sobre

Histórico

Publicações

Editais

Profissionais

Contato

HISTÓRICO

O Centro Paranaense da Cidadania (Cepac) foi fundado em 1995 em Curitiba na forma de uma resposta e contribuição comunitária aos achados de um inquérito parlamentar estadual sobre prostituição infantil em Curitiba e no Paraná. 

Durante alguns anos foi mantenedor do Centro de Convivência Menina Mulher, uma casa de passagem para meninas em situação de vulnerabilidade para prostituição em Curitiba. 

Foi a primeira organização não governamental a executar um projeto de redução de danos junto a usuários de drogas em Curitiba (Projeto Rede Solidariedade) no período de 1998 a 2000 em parceira com o então Programa Nacional de DST e Aids.

Em outubro de 1998, prestou assessoria à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, na realização de uma etapa do Programa Protegendo a Vida daquela instituição. Através de dez consultores realizou oficinas interativas de sensibilização sobre abordagem junto a populações locais para 2.248 Agentes Comunitários de Saúde, totalizando 480 horas de carga horária.

O Cepac também tem um histórico de atuação junto a profissionais de saúde e junto às escolas públicas (profissionais e estudantes) em Curitiba e no Paraná no que diz respeito à realização de cursos de sensibilização para a prevenção das DST e do HIV/Aids, uso indevido de drogas, sexualidade responsável e gravidez na adolescência e respeito à diversidade humana.

 Foi parceiro na implementação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas a partir de 2003, tendo tido o papel de capacitação dos professores que atuam no projeto e tendo integrado o Grupo Gestor Local (Curitiba) do projeto. Também tem um histórico de atuação e realização de cursos sobre os mesmos temas junto a mulheres lideranças comunitárias e com a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo – LGBTI+.

O Cepac foi uma das instituições que realizou o IX Encontro Regional de ONG Aids Brasil (ERONG) – região Sul do Brasil, em Curitiba em 2003.

Em 2004 e 2005, em parceria com o Grupo Pela Vidda-Rio de Janeiro/União Europeia, executou o projeto Buddy Gralha Azul, de apoio a pessoas doentes de aids. E em 2005/2006 executou o projeto Juventude Posithiva, voltado para adolescentes que vivem com HIV.

Em 2005, o Cepac foi a organização que encabeçou a realização do 13º Encontro Nacional de ONGs/Aids – ENONG em Curitiba, um evento de grande porte com mais de 700 participantes.

De dezembro de 2005 a julho de 2006, o CEPAC executou em parceria com o Ministério da Educação o projeto Educando para a Diversidade, que capacitou mais de 120 professores das escolas públicas da cidade de Curitiba e Região Metropolitana, preparando estes para passarem aos alunos valores de respeito e antidiscriminatórios por orientação sexual, trabalhando também questões de sexualidade humana.

Em 2007 o CEPAC capacitou 90 lideranças comunitárias de Curitiba e região metropolitana de diferentes segmentos comunitários ampliando seus conhecimentos sobre direitos humanos e advocacy. O curso preparou as lideranças para atuarem através da participação em instâncias locais de controle social voltadas para os direitos humanos e a saúde pública.

Em 2009/2010, em parceria com a então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Cepac executou um projeto que permitiu o funcionamento de um Centro de Referência LGBTI+, com assistência jurídica, psicológica e de serviço social, além de ter possibilitado várias outras ações voltadas para a promoção da cidadania e direitos humanos da população LGBTI+.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), em 2010 o Cepac executou o projeto Juventude em Ação, voltado para a capacitação de jovens lideranças em áreas como controle social, advocacy, direitos humanos e saúde. 

 

Em 2010, o Cepac colaborou com a realização em Curitiba da 5ª Conferência Regional da ILGA/LAC, reunindo mais de 200 lideranças LGBTI+ da maioria dos países da América Latina e Caribe, num importante de intercâmbio entre a sociedade civil da região e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), a Organização Pan-Americana da Saúde o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento sobre temas relacionados à saúde (inclusive HIV/aids) e à cidadania da população LGBTI+.

Em 2011, também em parceria com a SESA, o Cepac executou o projeto Eros, que teve como objetivo Contribuir para a promoção da saúde e a prevenção da transmissão do HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre garotos de programa, no município de Curitiba.

No ano de 2014, o Cepac executou em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o projeto “Agentes da Cidadania LGBT” que visava incidir positivamente sobre políticas públicas afirmativas para a população LGBTI+ no município de Curitiba e no Estado do Paraná. Por meio deste projeto, o Cepac formou parcerias com organizações de jovens que foram parceiras na execução da proposta: União Paranaense dos Estudantes – UPE; União da Juventude Socialista – Paraná; União Paranaense dos Estudantes Secundaristas – Upes.

Em 2014/2015, o Cepac executou em parceria com o Ministério da Saúde o projeto Prevenção Combinada, voltada para a prevenção com gays e outros HSH em Curitiba, e o projeto Espaço Paranaense da Diversidade LGBT, com módulos de capacitação de lideranças LGBT do Estado do Paraná na promoção e controle social de políticas públicas na área de DST, HIV/Aids e hepatites virais.

A partir do final de 2015, o Cepac tem executado em parceria com o Ministério da Saúde projetos de testagem para HIV com fluido oral junto a jovens de baixa renda em Curitiba (contratos CSV 087/2015, CSV 052/2016 e API 063/2018).

Em março de 2016 o Cepac também realizou o I Encontro Nacional da Estratégia da 3 Prevenção Combinada (Testar, Tratar e Prevenir) entre Gays e outros HSH (contrato CSV 006/15), com participantes da maioria dos estados brasileiros e representação de instituições internacionais. O Encontro teve como principal objetivo difundir conhecimentos sobre prevenção combinada entre lideranças do movimento social LGBTI+.

Em novembro de 2019, o Cepac realizou o IV Encontro Nacional de Fortalecimento das Estratégias de Enfrentamento a Fontes de Vulnerabilidades da População de Gays e Outros Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) (contrato API 026/2019), bem como o Encontro de Capacitação para Jovens Lideranças / Região Sul (contrato API 027/2019).

Avenida Marechal Floriano Peixoto, cj. 42 e 47 – Centro

Curitiba – PR – CEP 80010-130

41 3222 3999 /  41 99725 3999

cepac1995@gmail.com

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 13 às 18 horas.