CEPAC - logo-site

Sobre

Histórico

sobre

Publicações

profissionais

Profissionais

editais

Editais

Contato

SOBRE

O Centro Paranaense da Cidadania (Cepac) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada em Curitiba. Foi fundado em 20 de dezembro de 1995 e é voltado principalmente para projetos sociais na área de saúde, educação e direitos humanos. 

No decorrer de sua trajetória, o Cepac tem atuado em parceria com diversas instituições e organizações. Em especial, tem atuado em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação, as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação do Paraná e as Secretarias da Saúde e da Educação do município de Curitiba, promovendo capacitações para profissionais e estudantes, muitas vezes integrando os dois setores, como no caso do projeto Saúde e Educação nas Escolas, entre vários outros exemplos. 

 

VEJA+

HISTÓRICO

O Centro Paranaense da Cidadania (Cepac) foi fundado em 1995 em Curitiba na forma de uma resposta e contribuição comunitária aos achados de um inquérito parlamentar estadual sobre prostituição infantil em Curitiba e no Paraná. 

Durante alguns anos foi mantenedor do Centro de Convivência Menina Mulher, uma casa de passagem para meninas em situação de vulnerabilidade para prostituição em Curitiba. 

Foi a primeira organização não governamental a executar um projeto de redução de danos junto a usuários de drogas em Curitiba (Projeto Rede Solidariedade) no período de 1998 a 2000 em parceira com o então Programa Nacional de DST e Aids.

Em outubro de 1998, prestou assessoria à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, na realização de uma etapa do Programa Protegendo a Vida daquela instituição. Através de dez consultores realizou oficinas interativas de sensibilização sobre abordagem junto a populações locais para 2.248 Agentes Comunitários de Saúde, totalizando 480 horas de carga horária.

O Cepac também tem um histórico de atuação junto a profissionais de saúde e junto às escolas públicas (profissionais e estudantes) em Curitiba e no Paraná no que diz respeito à realização de cursos de sensibilização para a prevenção das DST e do HIV/Aids, uso indevido de drogas, sexualidade responsável e gravidez na adolescência e respeito à diversidade humana.

 Foi parceiro na implementação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas a partir de 2003, tendo tido o papel de capacitação dos professores que atuam no projeto e tendo integrado o Grupo Gestor Local (Curitiba) do projeto. Também tem um histórico de atuação e realização de cursos sobre os mesmos temas junto a mulheres lideranças comunitárias e com a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo – LGBTI+.

VEJA+

CONTATO

Avenida Marechal Floriano Peixoto, cj. 42 e 47 – Centro

Curitiba – PR – CEP 80010-130

41 3222 3999 /  41 99725 3999

cepac1995@gmail.com

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 13 às 18 horas.