Projeto Buddy Gralha Azul

Que é um buddy, um amigo/companheiro?

Apesar de ser estrangeira, a palavra buddy não será escrita em negrito, itálico ou entre aspas. Será o substantivo mais usado por nós e por razões práticas vamos escrevê-la sem destaque. Em inglês, buddy significa “amigo/companheiro” e se pronuncia bâdi.

O que é um buddy?

É um acompanhante voluntário (porque não é pago pelo trabalho que faz) que dá apoio prático e emocional às pessoas com HIV -aids.

Chamamos de cliente aquele que é atendido pelo buddy . O papel que o buddy irá desempenhar depende da situação que o cliente estará enfrentando e de suas necessidades. O que um buddy faz pode variar entre ir às compras, resolver questões burocráticas, acompanhar o cliente ao médico, ao tratamento de reabilitação ou até ajudá-lo em uma internação hospitalar. Dependendo do estado do cliente, o buddy pode ter que ajudá-lo a tomar banho, trocar a roupa de cama etc. O mais importante, contudo, é conversar e saber ouvir. Ser um buddy pode significar apenas estar por perto, o que muitas vezes é o suficiente. Algumas pessoas que pedem um buddy não desenvolveram aids ou já se recuperaram de uma fase difícil. Outras acabaram de se descobrir portadoras do HIV . Nesse caso, o buddy enfrentará um momento difícil: a fase de aceitação do diagnóstico, e deverá ajudar o cliente a encontrar maneiras de enfrentar esse momento da melhor forma possível. O contato entre o cliente e o buddy irá variar em cada situação.

Por que uma pessoa solicita um buddy?

Muitas das tarefas descritas acima são realizadas por familiares, amigos, e parceiros(as). Entretanto, há momentos em que o cliente quer conversar sobre assuntos que não deseja abordar com familiares, amigos e parceiros(as). Sendo o buddy uma pessoa externa ao seio familiar, ele terá um papel fundamental neste momento. Há ainda clientes que já perderam uma série de pessoas por causa da aids e para estes é um alívio contar com um buddy. Um buddy não é um profissional e não substitui um profissional de saúde (o médico, o enfermeiro, o psicólogo, o auxiliar de enfermagem etc.). Ele dá um apoio que, em geral, o cliente não consegue receber de um profissional, ou seja, um buddy vai ajudar de um modo que um profissional não pode, e deve sempre ter claro que seu papel é cooperar para que o cliente tenha uma boa adesão a todos os tratamentos de que necessita.

Por que se tornar um buddy? Não é muito difícil?

Por solidariedade e cidadania, para pertencer a um grupo com ideais semelhantes, transformar a tristeza em ação e assumir responsabilidades. Enfim, muitas são as razões para alguém se tornar um buddy. Você também aprende a respeito de si próprio e da forma como encara a vida. Grande parte da experiência diária dos buddies é muito mais agradável que difícil.

O que é difícil, por sinal? Ter que ficar a disposição do cliente por muito tempo?

Seu compromisso com o Projeto Buddy Gralha Azul será de no máximo oito horas por semana. Pode ocorrer que você visite seu cliente apenas uma vez por semana, todos os dias durante algum tempo etc. Esse tempo dependerá da situação do cliente e da sua. É importante saber que essa é apenas uma ajuda complementar e portanto não tente fazer demais.

Em alguns casos o trabalho pode ser emocionalmente árduo. Pode ser muito chato visitar um cliente que não fala muito, ou só fala sobre doenças, ou reclama da ajuda que recebe ou deixa de receber. E talvez nem esteja interessado em você. Ainda assim, o buddy deverá estar sempre disposto a compreendê-lo. Quando se tem uma boa relação com o cliente, é muito difícil vê-lo piorar e até morrer. Cada um tem sua forma de enfrentar este tipo de situação. Por esta razão, seus próprios pontos de vista a respeito da vida e da morte são fundamentais nesse trabalho.

Qualquer um pode se tornar um buddy?

Sim e não. Todos que se sentem motivados e capazes de lidar com pessoas que enfrentam uma situação de crise podem se tornar um buddy. Precisa-se de tempo disponível para o treinamento, para as reuniões mensais e para o cliente, e ainda ser maior de 18 anos e ter como escolaridade mínima o ensino médio incompleto. Mas o essencial é que você consiga administrar suas dificuldades pessoais porque terá de lidar com problemas que não são seus. E alguns deles podem exigir muito de você. Isso não quer dizer que todo buddy é emocionalmente forte o

tempo todo, mas que você precisará pensar na decisão de se tornar um buddy e nas implicações dessa decisão. Durante o tempo do treinamento falaremos sobre sua motivação. Ela é de caráter pessoal e lhe será necessária durante o trabalho. O Projeto Buddy Gralha Azul lhe dá a chance de desempenhar um trabalho realmente bom pelos outros e também por você mesmo. Para isso, é fundamental que você esteja afim com os objetivos do Projeto, ciente de suas regras e disposto a investir no trabalho.

Ajuda do Projeto

Ao final da capacitação, você terá o apoio permanente da equipe técnica do Projeto, da sua pessoa de contato ( PC ) e dos colegas nas reuniões mensais de buddies. Se houver um problema, este será discutido e sua solução será buscada em conjunto.

Ao longo de todo o trabalho, você irá contar com a sua pessoa de contato ou PC , como chamamos. PC são voluntários que já tiveram experiência no trabalho como buddies e orientam cada atendimento do buddy a seu cliente. A pessoa de contato irá ajudá-lo a pensar em alternativas mais eficazes para a execução de seu trabalho. Além do apoio da PC e dos colegas nas reuniões de buddies, cada buddy terá mensalmente uma pequena reunião individual com a equipe técnica do Projeto. Nesta ocasião, o buddy deverá estar munido de seu relatório de atendimento para entregá-lo ao responsável técnico. O Projeto Buddy Gralha Azul também organizará palestras com temas ligados a HIV -aids, e procurará mantê-lo sempre atualizado.