Projeto Maria Maria

Ojetivo Geral
Reduzir a incidência da infecção pelo HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis entre a população de mulheres, principalmente na região sul da cidade de Curitiba – Paraná.

Antecedentes do Projeto – Histórico
O projeto Maria-Maria vem sendo executado pelo CEPAC em Curitiba e no Estado do Paraná desde 1996. Inicialmente, o projeto foi realizado uma vez por ano, como parte das atividades acerca do Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Em 1996, 90 mulheres curitibanas foram capacitadas para serem multiplicadoras de informações; em 1997 foram 30 mulheres do interior do Paraná. Em 1998, 1999 e 2000, mais 102, 225 e 160 mulheres foram capacitadas, respectivamente.

A partir do ano 2001, através do Termo de Cooperação 040/01, foi possível ampliar o escopo do projeto de modo a ter equipes de mulheres multiplicadoras de informações atuando em 3 Regiões Administrativas da área sul da cidade de Curitiba em parceria com as Unidades Básicas de Saúde. 88 mulheres, incluindo mulheres que haviam participado dos cursos anteriores foram capacitados e formaram 20 equipes que realizaram abordagem e atividades educativas junto a outras mulheres em suas comunidades. Ao final do projeto, 58 mulheres continuaram vinculadas ao projeto.

Como já existe, desde 1996 uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, através da qual muitas profissionais de saúde já foram capacitadas pelo curso Maria-Maria, a presente proposta de prorrogação pretende, além de manter o vínculo com os Distritos Sanitários e suas respectivas Unidades de Saúde participantes da primeira etapa do projeto, também atuar em parceria com as Secretarias Municipais da Educação e da Criança, junto a mulheres envolvidas com as Associações de Pais e Mestres e as Unidades do Programa de Integração Adolescente.

Estamos propondo também a inclusão de “companheiros” das mulheres beneficiadas pelo projeto, com base em constatações de que as mulheres sensibilizadas para a necessidade da prevenção às vezes têm dificuldades em convencer seus maridos e que portanto seria importante sensibilizar ambos no ambiente de cursos e oficinas.