Projeto Aprendendo a Viver

Ojetivo Geral
Reduzir a incidência da infecção pelas DST/HIV/Aids de adolescentes e adultos jovens na cidade de Curitiba.

Antecedentes do Projeto – Histórico
Projeto “Ensinando a Viver”

O projeto Ensinando a Viver foi executado pelo Grupo Dignidade em parceria com a Coordenação Nacional de DST e Aids em 1995 e novamente em 1997/1998 e teve como população-alvo estudantes, professores e funcionários de colégios de 2º Grau.

Em 1995, o projeto foi realizado em 19 colégios de Curitiba e Região Metropolitana, sendo que 887 estudantes, 290 professores e 36 funcionários foram sensibilizados na prevenção as DST/Aids.

Em 1997 e 1998, através de parceria com a CN DST e Aids e a Secretaria Municipal da Saúde, o projeto foi realizado em mais 18 colégios com a participação de 240 estudantes, 76 professores, 53 profissionais de saúde, 55 funcionários de escola e 24 pais. Nesta segunda etapa do projeto, procurou-se integrar a Unidade de Saúde no projeto, objetivando apoio técnico local na continuidade das ações de prevenção nos colégios e comunidades locais. Como mecanismo de continuidade, foi criado um Grupo de prevenção em cada colégio. Os grupos se reuniam mensalmente através de uma atividade chamada “Cooperativa da Solidariedade”. Nesta reunião, integrantes dos grupos formados nos colégios faziam intercâmbio de experiências, atualização e planejamento das atividades do mês seguinte. Três destes grupos permanecem ativos até hoje.

Em 2000 e 2001, agora como Projeto Aprendendo a Viver, em parceria com a CN DST e Aids, Secretaria Municipal da Criança e Secretaria Municipal da Saúde, foi realizado um curso com 61 adolescentes aptos a serem multiplicadores, ao final do projeto, 45 multiplicadores permaneceram atuando e os mesmos conseguiram atingir 2.812 de seus pares indiretamente. Os adolescentes fizeram um trabalho de multiplicação das informações recebidas atuando em escolas e na comunidade onde moravam. Para auxiliar no trabalho de multiplicação, foram distribuídos 90 Kits de Multiplicação contendo 01 manual do multiplicador adolescente, 01 preservativo feminino, 01 preservativo masculino, 01 álbum seriado de DST, 01 álbum sobre vulnerabilidade e 01 cartilha “Eu adolescente de bem com a vida”.

Em paralelo com o Projeto Aprendendo a Viver para adolescentes, o CEPAC realizou o curso Aprendendo a Viver para professores do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e ensino médio, um total de 75 professores e 06 policiais militares, que realizam um trabalho de prevenção nos projetos educacionais da Polícia Militar, participaram do treinamento.

De uma forma geral os objetivos propostos foram atingidos. Várias escolas estão solicitando a qualificação de novos agentes multiplicadores, visto a eficácia do projeto. Estes pedidos são pertinentes visto a conclusão dos estudos de alguns agentes, saídas/trocas de escolas, dentro de outros fatores. Neste sentido, acreditamos ser muito interessante termos a oportunidade de continuidade deste projeto com o MS-CN/DST/Aids.
As parcerias firmadas e mantidas durante a execução do projeto foram de grande valia, visto a complementariedade das ações desenvolvidas.

Proposta atual
A presente proposta visa dar continuidade aos referidos projetos, reciclando os multiplicadores que permanecem atuantes, bem como formar novos multiplicadores. Visa também a utilização em sala de aula, pelos professores, dos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, com ênfase em Orientação Sexual e Saúde.